top of page
logo_Rosana_white.png

books & recordings

AF_planoCapa_ouroPreto.jpg
icon_book.png

A CASA DA ÓPERA DE VILA RICA / OURO PRETO; 1770-2020

Rosana Marreco Orsini Brescia  [coordinator]

Editora IDEA 2020

Estudos sobre a cenografia e o teatro em
icon_book.png

ESTUDOS SOBRE A CENOGRAFIA E O TEATRO EM PORTUGAL NO SÉCULO XVIII

Rosana Marreco Orsini Brescia  

Lisbon International Press, 2019

E La que se representa a comedia.webp
icon_book.png

É LÁ QUE SE REPRESENTA A COMÉDIA: A CASA DA ÓPERA DE VILA RICA (1770-1822)

Rosana Marreco Brescia

Paco Editorial, 2012.

OTHER PUBLICATIONS

 

Scientific Journals

"A primeira Casa da Ópera na América Portuguesa: representações teatrais em Vila Rica na primeira metade do século XVIII". Cadernos de História 23 38 (2022): 79 93. http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/28326.

"António da Silva Leite e a música para voz e três órgãos do Convento de Santa Clara da cidade do Porto". Revista Música Hodie 21 (2021): http://dx.doi.org/10.5216/mh.v21.68889.

10.5216/mh.v21.68889

 

"Musica Divina: the musician nuns of the Convent of Santa Clara in Oporto (1760-1830)". Sacred Music Journal 147.2 (2020):

 

 "From Puppets to Opera: 300 years of the first permanent theatre of Brazil". Musica Hodie 19 (2019): https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/57745.

 

"Quando frates sunt boni, sunt Bonifrates L opera di bonifrates nel Portogallo del Settecento". Quaderni del Conservatorio Umberto Giordano di Foggia (2014):

 

"Le théâtre de l'Éphémère au XVIIIe siècle en Amérique Portugaise". – Caravelles, Cahier du monde hispanique et luso-brésilien (2013):

 

"O teatro de tradição ibérica na América Portuguesa na primeira metade do século XVIII". European Review of Artistic Studies (2013): http://www.eras.utad.pt/docs/MAR%202013%20teatro.pdf.

 

"Half-Caste Actresses in Portuguese American Opera Houses,". Latin American Theatre Review (2012):

 

"El teatro de los mulatos". Cuadernos de Musica Iberoamericana (2012):

 

"Os Teatros Públicos na Capital das Minas setecentistas". Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Universidade de São Paulo (2011):

 

"O Teatro Efémero na América Portuguesa". Nuevo Mundo Mundos Nuevos (2010): http://nuevomundo.revues.org/60143.

Book Chapters

"Ópera, Baderna e Carnaval: três artistas italianas e o teatro no Rio de Janeiro oitocentista". Estudos Coreológicos 2016-2020: Contextos da Dança e Música Antigas, 127-146. Catarina Costa e Silva (coord.), Coimbra, Portugal: Universidade de Coimbra, 2022. ISBN 978-989-26-2329-0

"Nullus locus sine genius: A Casa da Ópera de Vila Rica / Ouro Preto nos seus 250 anos de história". A Casa da Ópera de Vila Rica - Ouro Preto (1770-2020), 126-137. Belo Horizonte, Brasil: IDEA Editora, 2020. ISBN: 978-65-00-01826-4

"Opera Houses in Eighteenth Century Portuguese America". Música e História – Estudos em Homenagem a Manuel Carlos de Brito Portugal. Lisboa, Portugal: Colibri, 2017. ISBN: 978-989-689-662-1

 

"Um francês na Bahia a princípios do século XVIII: As impressões de La Barbinais acerca da festa de natal no Convento de Santa Clara do Desterro em Salvador". Estudos luso-brasileiros em iconografia musical, 265-294. Salvador da Bahia, Brasil: EDUFBA, 2015. ISBN: 978-85-232-1369-5

 

"I Teatro del Re: L'importazione dei costumi per le opere serie realizzate nei teatri regi durante il regno di D. José del Portogallo". Fashioning Opera and Musical Theatre: Stage Costumes in Europe from the Late Renaissance to 1900, 192-202. Veneza, Itália: Fondazione Giorgio Cini, 2014. ISBN: 9788896445044

"Fuego en escena!". La representación de incendios en el Teatro Real de Salvaterra de Magos en la segunda mitad del siglo XVIII. Musicología Global, Musicología Local. Madrid, Espanha: Sociedad Española de Musicología, 2013. ISBN: 978-84-86878-31-3

 

"Las representaciones teatrales realizadas en América Portuguesa por ocasión de la aclamación del Rey José I". Barroco Iberoamericano: Identidades culturales de un Imperio, 131-141. Santiago de Compostela, Espanha: Andavira, 2013. ISBN: 978-84-8408-743-4

bottom of page